Home

Estava eu muito sossegado a ver o que se dizia no facebook quando, primeiro, encontrei um vídeo que me provocou esta partilha:

“Excelente palestra (pequena em tempo, grande na mensagem) esta que aqui partilho (pelo menos comigo mesmo).

Ainda que sinta pouco interesse pelo que recentemente partilho (será porque, no momento em que me envolvo com uma das candidaturas ao Porto – cidade que amo -, crio desconfiança? Bem… apenas estou a traduzir em actos aquilo que há anos venho dizendo: é preciso fazer acontecer o que queremos que aconteça, não bastam palavras bonitas, não basta sonhar com a mudança se a não operarmos… não posso deixar de demonstrar o que quero e permitir que, por minha omissão ou demissão – não votar – outros decidam o futuro, e o decidam de modo contrário ao que sei serem as minhas convicções), aproveito-me do conteúdo deste vídeo para reforçar algo que disse num dos últimos IGNITE’s em que participei:

Necessitamos de desenvolver uma cultura educacional com base num paradigma simples:

RESPEITO RESPONSÁVEL

Comecemos por nos respeitar a nós mesmos (fazendo, por exemplo, algo como assumir as nossas convicções políticas num momento em que se decide o futuro político do concelho em que vivemos ou trabalhamos), para, respeitando-nos, respeitarmos todos os outros na mesma medida.

Há alguém aí que pretenda iniciar uma discussão – séria, sem “lol’s” nem “ehehe’s” – sobre como estruturar, a partir do infantário, uma cultura de RESPEITO RESPONSÁVEL?

Acho que está na hora…”

(clique na ligação abaixo para ver o vídeo, querendo, por favor):

http://embed.ted.com/talks/lang/pt/rita_pierson_every_kid_needs_a_champion.html

… quando, quase de seguida, um membro de um dos Grupos em que partilhei tal vídeo me ofereceu a leitura deste interessantíssimo artigo:

http://www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265

Apetece-me, agora, acrescentar um pensamento que repeti ainda hoje, a propósito da abertura ao público do Cinema Batalha, responsabilidade da candidatura à Câmara Municipal do Porto de NUNO CARDOSO – PORTO de FUTURO (a tal candidatura que eu apoio e em que me tenho mantido envolvido recentemente!):

“A EDUCAÇÃO não se dá…: OFERECE-SE, como opção, porque DAR é IMPOR e as pessoas resistem ao que lhes é imposto. Caberá a cada um escolher o que pretende e, assim, só assim, acontecerá evolução. Mas devemos ocupar-nos com a missão da OFERTA, já que, sem opções, ninguém evoluirá.”

De alguma forma, este pensamento foi influenciado (mais proximamente) pelo evento que, no âmbito da Candidatura, é certo, mas independentemente dela – na medida em que se ofereceu um modelo de ‘feira’ que pode (e porventura deve…) ser repetido seja onde for e por iniciativa de seja quem for – realizamos ontem e que tinha como ‘chamada-para-a-acção’ algo como:

TROCAR AFECTOS, USANDO OBJECTOS

em que as pessoas eram convidadas a escolher algo de que necessitassem ou de que simplesmente gostassem, em troca por algo de seu (que podia ir de um simples sorriso, um abraço, um ‘Obrigado!’, até à partilha de um ou mais objectos seus)

Como podem ver na página da Candidatura no Facebook (link abaixo, só havendo que clicar ‘Gosto’ para ter acesso) o evento só gerou bons momentos, bons sorrisos, a melhoria – ainda que em pequena escala – do dia de cada uma das pessoas que nele participaram, e, devo notar, só participou quem quis (optou assim), escolheu o que quis fazer, o que quis dar, o que quis levar consigo, porque nada foi imposto a ninguém:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.528820773857521.1073741873.513175125422086&type=1

Acredito que este exemplo será um dia adoptado e que nos ajudará a construir uma comunidade verdadeiramente responsável!

(Obrigado por ter lido até ao fim!)

Deixe uma Resposta

