Home

Acabo de ler que o corpo de Diogo Vasconcelos deixou de poder estar presente entre nós.

Não o conheci; nunca tomamos um café juntos.

Encontramo-nos apenas uma vez, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, num dia em que ele fazia uma apresentação a propósito de Empreendedorismo Social.

Porque a sua apresentação – simples mas focada – me interessou, pedi-lhe o seu contacto no final. Deu-me um dos seus cartões. Enviei-lhe um email, falando do projecto que na altura tinha e que mantenho (Leaders Café 2020). Respondeu-me em menos de 20 minutos. A resposta, que mantenho arquivada, demonstrou-me que sabia exactamente a quem estava a escrever.

Segui, a partir daí, a sua actividade e fui saber mais sobre quem era, como tinha chegado onde, tão jovem, chegara.

Sei dele provavelmente menos do que qualquer um daqueles a quem envio esta mensagem. Deixem-me, no entanto, salientar o que sei:

O Diogo – não o seu corpo – tinha um PROPÓSITO: unir as Pessoas de todo o Mundo.

Não a conheço, mas tenho a certeza de que tinha uma ESTRATÉGIA porque a vi em ACÇÃO: já era Director da CISCO – uma instaladora de redes informáticas que tem aquele mesmo Propósito – e estava a lançar o Dialogue Café, pensado para unir Pessoas.

Desde o nosso primeiro email que seguiu sempre, respondendo SEMPRE, aos avanços do projecto de que falo (nunca preocupado com o factor ‘concorrência competitiva’, mas, antes, com a ‘concorrência de interesses’ – leia-se confluência de interesses). MONITORIZAVA o que fazia.

Quando se fizeram os primeiros testes da Dialogue Café pediu-me opinião sobre o que vi: COMUNICOU (deu-me a conhecer RESULTADOS; solicitou feedback; falou e ouviu).

Tudo o que eu acabo de salientar são coisas simples.

Esta foi, também, a simplicidade que ‘li’ na apresentação que fez no dia em que tomei contacto com ele – não estou a falar de um corpo.

Estou a escrever esta nota porque acho que esta simplicidade – tão complicada de alcançar – merece ser salientada:

PROPÓSITO -> ESTRATÉGIA -> ACÇÃO -> MONITORIZAÇÃO – > COMUNICAÇÃO

Encontramos isto naqueles que fizeram história:

Egas Moniz

Afonso Henriques

D. João I

D. João IV

(tantos outros Portugueses) e, também na semana que passou:

Salvador Caetano [que me fez recordar o, para mim, ENORME Senhor AMÉRICO BARBOSA (fundador da AMBAR)]

Para nosso bem, lembremos – a nós próprios e a quem anda ao nosso lado – os factores que produzem a simplicidade que tão grandes RESULTADOS provoca:

EMPENHO

RESPEITO POR NÓS MESMOS E PELOS OUTROS

RESILIÊNCIA NA SUSTENTAÇÃO DO NOSSO PROPÓSITO

Que VIVA DIOGO VASCONCELOS!

One thought on “Que VIVA DIOGO DE VASCONCELOS!

Deixe uma Resposta

